fbpx

Perguntas Frequentes

Onde o certificado é reconhecido?

Os certificados emitidos são válidos em todo o território nacional e tem amparo legal no Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°. E na lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional que mostra que os Cursos Livres e Profissionalizantes passaram a integrar a Educação Profissional.

O que é o Certificado Premium?
O Certificado Premium, é um certificado de âmbito Nacional, emitido pelas melhores escolas profissionalizantes e de idiomas do Brasil, é um selo que garante que esse aluno está preparado para os desafios e oferecerá máxima eficácia como profissional no mercado de trabalho. Na XManager, além do certificado impresso, o certificado do aluno é cadastrado no portal do certificado premium, assim dando visibilidade em todo territorio nacional.
Confira pelo portal: https://www.certificadopremium.com.br/

Qual a Qualificação dos Professores?

Todos os professores da X Manager são capacitados para o ensino Teórico e Prático para que os alunos recebam a melhor Capacitação e Qualificação Profissional. Alguns cursos como Administração Comercial, Atendente e Auxiliar de Farmácia, Técnicas de trabalhos no setor Açucar e Alcool, dentre outros, os professores possuem nível de formação Superior ou Técnico, já cursos como Beleza, Tecnologia, Fotografia e etc os profissionais possuem qualificação e experiencia na área. 

Os Cursos são Aprovados pelo MEC?
A X Manager é uma escola de cursos livres. De acordo com a Lei n° 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, os Cursos Livres e Profissionalizantes enquadram-se na categoria de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional, proporcionando ao aluno conhecimentos que lhe permitam inserir-se no mercado de trabalho, ou ainda aperfeiçoar seus conhecimentos em área especifica, e caracterizam-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam Profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. A Constituição Federal em seu artigo 205, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade, sendo assim a X Manager, atua de forma legal,  com o Objetivo de incentivar a educação e a capacitação para o mercado de trabalho.

A X Manager Oferece certificação de Nivel Superior e/ou Tecnicos?
Não, as certificações oferecidas são de cursos Profissionalizantes e de Aperfeiçoamento. Cursos Livres e Profissionalizantes normalmente têm uma carga horária menor, o Ministério da Educação se preocupa em criar portarias e regras apenas para os cursos com carga horária em média acima de 2 anos (técnicos, graduação e de pós graduação).

Os curso Livres da X Manager é regulamentada pelo MEC?

Os Cursos Livres e Profissionalizantes o MEC prevê sua legalidade e funcionamento. Conforme a lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados `livres` não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

Qual a validade dos Certificados fonecidos pela X Manager?

O certificado de conclusão tem validade legal para atestar a Qualificação Profissional, comprovando os conhecimentos adquiridos pelo aluno em uma área especifica. (No certificado consta CNPJ da empresa, assinatura do responsável, nome do aluno, RG do aluno, curso concluido, especificação dos modulos ensinados, eventos, estagios ou workshop que o aluno participou – caso haja, data e carga horária do curso), ou seja possui fins curriculares e em provas de títulos (como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins). Importante: Destacamos que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas. Em casos de concursos, seletiva ou entrevista, deve-se consultar os regulamentos em questão, para assegurar-se de que certificados emitidos serão aceitos. Cada instituição possui suas próprias regras.

Ha exigencia de escolaridade Anterior (Fundamental, Medio, Superior, …)?

Em sua maioria não há exigência de escolaridade anterior para a participação nos cursos profissionalizantes. Porém a X Manager, aconselha ao aluno que procure finalizar os estudos (ensino médio), visto que pode fazer a diferença na busca de uma vaga para o mercado de trabalho.

Qual a carga horária dos cursos?

Os cursos em turma, variam de acordo com a área de atuação, podendo variar de 2 a 12 meses de duração.

Recebo Diploma de conclusão do curso?

Não, o aluno recebe Certificado de conclusão de curso, valido em todo Brasil.
O Diploma é um documento formal, emitido por instituições de ensino com cursos reconhecidos pelo MEC, habilitando seu titular ao exercício de uma profissão. Os mesmos são emitidos para comprovar a conclusão em cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia) e de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), sendo assim não são emitidos para cursos livres.

Entenda mais sobre os cursos livres:

A educação profissional de Cursos Livres e Profissionalizantes é modalidade de educação com duração variável, destinada a proporcionar ao cidadão trabalhador conhecimentos que lhe permitiam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o exercício de funções demandadas pelo mercado de trabalho, compatíveis com a complexidade tecnológica do trabalho, o seu grau de conhecimento técnico e o nível de escolaridade do aluno, não estando sujeita à regulamentação curricular. Tais considerações foram incorporadas à LDB, e regulamentadas pelo Decreto n° 5.154/2004, cujos arts. 1° e 3° § 1° são no mesmo sentido:
Art. 1º A educação profissional, prevista no art. 39 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), observadas as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação, será desenvolvida por meio de cursos e programas de: I-Formação inicial e continuada de trabalhadores; II – Educação profissional técnica de nível médio; e.
III – Educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação.
Art. 3º Os cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores, referidos no inciso I do art. 1º, incluídos a Capacitação, o Aperfeiçoamento, a Especialização e a Atualização, em todos os níveis de escolaridade, poderão ser ofertados segundo itinerários formativos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.
§ 1º Para fins do disposto no caput considera-se itinerário formativo o conjunto de etapas que compõem a organização da educação profissional em uma determinada área, possibilitando o aproveitamento contínuo e articulado dos estudos. Com base em todos os dispostos, fica esclarecido que o MEC regulamenta e entende como válido os cursos livres e de qualificação profissional, pois este é autorizado por Lei e tem autorização legal para a emissão dos certificados aos seus alunos e a validade em todo território nacional, amparada pela Lei n° 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e por decreto presidencial.